A Vigilância está antecipando os trabalhos do Prefeitura em Ação que acontece sábado (2), na Escola Municipal João Borges Barreto, das 9h às 13h
A Vigilância Sanitária (Visa), da Secretaria de Saúde, inicia nesta terça-feira (28) visitas a comércios e estabelecimentos que oferecem serviços à população de Ururaí, antecipando os trabalhos do Prefeitura em Ação que acontece sábado (2), na Escola Municipal João Borges Barreto, das 9h às 13h. O objetivo é orientar comerciantes, empresários e funcionários dos estabelecimentos sobre normas e práticas de segurança que minimizem ou eliminem riscos à saúde pública, além de promover a regularização de atividades que estejam acontecendo de maneira informal.
“Em Ururaí vamos visitar farmácias, escolas particulares e comércios da área de alimentação, além de averiguar salões de cabeleireiros, academias de ginástica, clínicas e consultórios que estiverem funcionando no local. Esse primeiro contato é, principalmente, para orientação, para repassar informações sobre boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos, ensinar os responsáveis pelos estabelecimentos a verificar, por exemplo, se o produto que estão adquirindo é fraudado, se o alimento está fresco ou em boas condições sanitárias para comercialização. Os agentes fiscalizam, verificam alvarás e, se for o caso, notificam ou autuam. No entanto, o mais importante é que podem agilizar as licenças para a regularização daquela atividade, pois nosso principal objetivo é a legalização, é evitar que atividades que influenciam diretamente na saúde pública sejam desenvolvidas na clandestinidade”, contou a assessora chefe da Visa, Vera Cardoso de Melo.
A chefe da Vigilância Sanitária de Campos fala sobre a importância do Prefeitura em Ação, programa criado para levar à população do interior serviços dos órgãos municipais.
“O programa é muito importante, porque, ao invés das pessoas que moram em localidades mais distantes da área central distantes terem de ir à Vigilância Sanitária, a Vigilância é que vai até elas. Pelo caráter educativo da ação, temos mais facilidade de acesso, mais facilidade de verificar a realidade do local, e isso é de grande importância porque percebemos que, muitas vezes, as pessoas atuam na clandestinidade por falta de informação ou por não conhecerem nossos serviços. Assim, com o Prefeitura em Ação, temos a oportunidade que multiplicar conhecimentos e auxiliar as pessoas a trabalharem na legalidade”, concluiu Vera Cardoso de Melo.