Órgão voltou a ter credibilidade junto à população campista, segundo a assessora chefe da Visa, Vera Cardoso de Melo
No Dia Nacional da Vigilância Sanitária lembrado nesta sexta-feira (05), o Departamento de Vigilância Sanitária (VISA), em Campos, tem motivos para comemorar. O órgão, segundo a assessora chefe Vera Cardoso de Melo, não só voltou a ter credibilidade junto à população campista, como registrou um número expressivo nas ações realizadas nos últimos seis meses.
“Das 1.377 inspeções feitas, tivemos apenas 23 interdições (1,7%) e 178 estabelecimentos multados (13%). Os demais foram liberados ou orientados verbalmente ou por meio do Termo de Intimação (TI) para as adequações necessárias”, afirmou Vera, ressaltando que a Visa concedeu ainda, no mesmo período, 408 novas licenças de funcionamento.
Em relação à apreensão de alimentos, ela informou que o volume chegou a 10.877,86 toneladas. Outras 2.600 pessoas estiveram na sede do órgão, situada à Rua Gil de Góis, 138, no Centro, para solicitar serviços como licenciamento, pedir orientação e também denunciar. As denúncias podem ser feitas também por meio das redes sociais da Visa, nos endereços visa.campos.rj.gov.br ; @visacampos e pelo whatsApp (22) 98175-0391 e (22) 98175-0648.
“Hoje, o campista acredita na Vigilância e no governo do prefeito Wladimir Garotinho, que preconiza a saúde pública”, disse Vera, ressaltando que é inverídica a informação de que a atuação da Visa se restringe a aplicar multa. “Isso só ocorre em último caso, quando há risco para o consumidor”.
Vera acredita que o trabalho educativo maciço feito pelas equipes da Visa é o grande responsável pelos números positivos. “Temos atuado com afinco para que os estabelecimentos saiam da clandestinidade e ensinado como trabalhar de forma correta. Dessa forma, os empresários acabam se tornando nossos parceiros”, afirmou.
Ela explicou que a Vigilância atua na prestação de serviços relacionados à saúde e higienização dos estabelecimentos frequentados pelas pessoas, como consultórios médicos, odontológicos, estéticos, clínicas veterinárias, farmácias, escolas, academias, funerárias, hotéis, motéis, pousadas, cabeleireiros, barbeiros, dentre outros.
“A Visa está presente no dia a dia das pessoas. Ninguém pensa nisso, mas quando a pessoa acorda e escova os dentes, a água que ela usa, foi fiscalizada por nós. O mesmo acontece quando ela consome pão ou compra algum remédio”, acrescentou Vera, ressaltando que toda ação tem que ser bem executada.