NOTÍCIAS

Vigilância Sanitária capacita participantes do 10° Festival de Petiscos

O curso tem por objetivo levar informações sobre segurança alimentar, garantindo que os produtos comercializados durante o evento estejam dentro das normas sanitárias

O Departamento de Vigilância Sanitária (VISA) iniciou uma capacitação sobre boas práticas de manipulação de alimentos para os profissionais dos estabelecimentos que vão participar do 10° Festival de Petiscos do Farol de São Tomé. O evento será realizado na orla da praia, próximo à Marinha, de 2 a 4 e de 7 a 11 de setembro. A organização é da Associação dos Hotéis, Restaurantes e Comércios Similares do Farol (Ashcom) e Prefeitura de Campos, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

A assessora chefe da VISA, Vera Cardoso de Melo, explicou que o treinamento objetiva levar informações sobre segurança alimentar, garantindo, assim, que os produtos comercializados estejam dentro das normas sanitárias. “Iniciamos a capacitação em uma pousada, mas todos os dirigentes e profissionais que atuam nos estabelecimentos participantes do festival serão treinados”, afirmou.

Durante o curso, ministrado pela própria assessora da VISA, os presentes recebem orientação sobre manipulação correta, condições de exposição e armazenamento dos alimentos. Ao final, será entregue certificado.

Vera disse, ainda, que a equipe da VISA estará presente nos dias do festival para esclarecer eventuais dúvidas. “Nosso trabalho não é punitivo, mas educativo. Queremos que os estabelecimentos saiam da clandestinidade”, explicou ela, ressaltando que o órgão já começou a entregar as licenças sanitárias para funcionamento temporário, nos dias do evento, a seis Microempreendedores Individuais (MEI) do Farol.

“Aqueles que estão com a licença sanitária atrasada ou não a possuem, estamos orientando para que requeiram”, finalizou.

Compartilhe: