Reciclagem: Vigilância Sanitária continua com a coleta de óleo de cozinha usado

A cada dois litros de óleo entregues em garrafa pet, a pessoa recebe um detergente de 500 ml

O Departamento de Vigilância Sanitária (VISA), da Secretaria Municipal de Saúde, continua com a campanha de coleta do óleo vegetal usado. O projeto é em parceria com o Centro de Reciclagem Ecobio e os interessados devem ir à sede do órgão com 2 litros de óleo de cozinha e trocar por um detergente de 500 ml. A subsecretaria de Meio Ambiente também realiza esse tipo de atividade em outros pontos da cidade.

Segundo informou a assessora chefe da VISA, Vera Cardoso de Melo, o óleo de cozinha usado é um grande contaminante. A cada litro do material descartado no ralo da pia ou em bueiros, por exemplo, pode poluir 25 mil litros de água potável. Além disso, o óleo se acumula no encanamento e retêm resíduos, entope a rede de esgoto e fluxo de água, o que causa graves problemas de higiene e proliferação de roedores (ratos) e insetos (baratas).

“É de grande importância fazer esse tipo de reciclagem, porque você tira esse óleo do meio ambiente e dá a ele o destino correto, onde será transformado em outros produtos ou subprodutos”, disse a veterinária, alertando, também, que o reaproveitamento de óleo vegetal para fins alimentícios é um perigo para a saúde.

COLETA – Após o uso do óleo deixe esfriar. A seguir, coloque o material em uma garrafa PET e leve até a sede da VISA, situada à Rua Gil de Góis, 138, Centro. Se preferir, ligue para o Disque coleta (22) 99764 8971.

Além da sede da Vigilância, o município conta com outros três pontos de coleta: Centro de Educação Ambiental (CEA) Prata Tavares, situado à Avenida José Carlos Pereira Pinto, em Guarus; Horto Municipal e Estande do Meio Ambiente, na praia Farol de São Thomé.