NOTÍCIAS

Limpeza de caixa d’água

A água é um recurso importante que se contaminado, pode gerar grandes problemas.

É obrigatório para os responsáveis de estabelecimentos comerciais, que possuem reservatório de água destinada ao consumo humano, manter os reservatórios com a higienização atualizada. Seguido dessa higienização, deve ser feita a análise bacteriológica da água. A freqüência preconizada pela legislação é que essa higienização seja feita a cada seis meses e realizada somente por firma registrada pelo INEA.

Mesmo fechada, a caixa d’água pode conter resíduos vindos da rede pública de abastecimento de água, formando lodo no recipiente.

A contaminação da água põe em risco a saúde e provoca doenças como diarréia, hepatite, leptospirose, entre outras. Nos estabelecimentos comerciais que manipulam alimentos também é exigido o controle de ratos, baratas e insetos, a finalidade em realizar e manter em dia o serviço de desratização e desinsetização,é eliminar os focos onde determinados insetos e ratos possam se desenvolver ou, em casos mais extremos, eliminar os próprios agentes (moscas, baratas, escorpiões e outros seres).

Para efetuar serviços de desratização e dedetização, o profissional precisa ser capacitado, pois o trabalho requer a manipulação de produtos químicos perigosos. A mera inalação de alguma dessas substâncias já pode provocar efeitos colaterais permanentes e sua ingestão pode levar à morte.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print